O TEMPO
"O que podemos fazer com essa caixa? De uma grande caixa de papelão surgem muitas possibilidades de invenção: uma casa, um castelo, um carro, um foguete, um teatro.”
“Uma máquina do tempo!” - Diz uma das crianças.
“Mas pra quê queremos uma máquina do tempo?”
“Pra brincar!” – respondem entusiasmados.
Com tantas possibilidades acerca das viagens com nossa futura máquina, e a emergência de perguntas de natureza muito mais filosóficas do que práticas, convidamos Barmak, artista e professor de filosofia de algumas turmas do Ensino Fundamento II no CSD, para conversar com as crianças. Logo ele nos contou que desde a infância se interessava por assuntos intergalácticos e sobre atemporalidades. Em sua primeira conversa com as crianças, o professor as deixou boquiabertas quando contou que aos 10 anos de idade fez uma visita a NASA.
Perguntas surgiram desse encontro. “É cápsula ou máquina do tempo?” “O que é o TEMPO?” No pensamento há linha do tempo?" Já ouviram falar sobre o buraco de minhoca?” “Dá para morar em outro planeta?” “O tempo passa diferente lá no espaço?” “Os Ets são de outro tempo?” “Aliás, onde a NASA entra nisso?” “O que eles sabem sobre outras dimensões e os mistérios sobre ETs e a área 51?”
Proposta
Para essa semana, selecionamos três perguntas e precisaremos da ajuda de vocês para dar continuidade a nossa pesquisa.
Procure responder com aquilo que você sabe sobre o assunto. Não precisa ser de maneira técnica ou a partir de uma grande pesquisa. Isso nós faremos mais pra frente. Podem conversar também com quem estiver por perto. Arrisquem-se como fizeram Helena e Valentin no vídeo!
1 – O QUE É O TEMPO?
2 – O TEMPO PASSA DIFERENTE AQUI NA TERRA EM RELAÇÃO AO ESPAÇO? É POSSÍVEL O TEMPO NÃO PASSAR? COMO SERIA?
3 – VOCÊ JÁ SENTIU OU PERCEBEU A PASSAGEM DO TEMPO DIFERENTE EM ALGUM DIA DA SUA VIDA, QUANDO ELE FOI RÁPIDO OU DEVAGAR DEMAIS?
Enviem suas respostas para usinablog@saodomingos.g12.br. Não esqueçam de nos contar seu nome e turma. =)
Postagem realizada originalmente no dia 26/03/2020 no site anterior da USINA.
Postagem realizada originalmente no dia 26/03/2020 no site anterior da USINA.

Comentários
Postar um comentário